Andaimes tubulares: cuidados essenciais na montagem

Os trabalhos em altura, feitos com o auxílio de andaimes tubulares, merecem muita atenção e segurança redobrada, para que os trabalhadores tenham a mobilidade necessária para edificarem a obra sem abdicar de sua segurança.


Por isso, sendo um andaime um dos principais instrumentos usados para trabalho em altura, independente de qual seja o tipo de andaime (fachadeiro, suspenso, multidirecional, tubular), é preciso tomar alguns cuidados para montar o andaime. Confira!

Os andaimes podem ser produzidos de alumínio, madeira ou aço. As orientações para o dimensionamento, utilização e montagem dos andaimes estão configuradas na NR 18 e NBR 6.494.


Cuidados necessários


- EPIs recomendados: é preciso que os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) sejam usados durante a montagem do andaime, afinal, eles são essenciais para a segurança do trabalhador. Entre os EPIs recomendados estão óculos de proteção, máscara, luvas, protetor auricular, botas e cintos de segurança.


- Faça o isolamento da área: é necessário isolar o espaço onde o andaime será montado, pois assim são evitados riscos de acidentes, principalmente por quedas. Essa ação preventiva deve ser feita dentro do próprio canteiro de obras, através da sinalização com placas ou fitas.

- Avalie a qualidade estrutural dos andaimes: verificar a procedência estrutural dos andaimes é imprescindível. Indo além da análise visual das estruturas, é muito importante verificar esquadro, prumo e alinhamento dos andaimes, procurando se em algum ponto não está ocorrendo algum esforço excessivo ou diverso do dimensionado.


- Escolha o espaço mais adequado para a montagem: os andaimes não podem ser montados em qualquer lugar. Antes de que eles sejam estruturados, é preciso garantir que o solo daquele local esteja nivelado. Sendo assim, caso ocorra de o local onde o andaime estiver sendo montado não for completamente plano, seja utilizado um compactador para nivelar o solo, ou haja um investimento em equipamentos que conseguem balancear o andaime.

Além disso, lembre-se de evitar locais escorregadios, que podem ocasionar a derrapagem dos andaimes e levar a quedas.


Nunca se esqueça de contar com a ajuda de um profissional na montagem dos andaimes e na edificação da obra.


Fontes:

Brasmetal

Casa do Construtor