Conheça a função dos projetos complementares para sua construção

Os projetos complementares, assim como o próprio nome diz, são aqueles que, unidos ao projeto arquitetônico, compõe a construção por completo.


Apesar de não serem obrigatórios como o projeto arquitetônico é, esses projetos possuem muita importância para a obra. Entenda mais logo abaixo!

A utilização dos projetos complementares é muito importante pois, através deles, todos os elementos de uma construção são definidos, elaborados e executados atendendo às necessidades do cliente, sempre pensando no conforto, qualidade de vida, praticidade no dia a dia, condições de habitação, eficiência da construção, além de, é claro, da estética do local, pensando em como realizar tudo isso com o uso do menor número de recursos financeiros possíveis.


Para que todos esses quesitos sejam atingidos, é preciso que os projetos complementares sejam desenvolvidos por engenheiros especialistas e que possuem experiência e profissionalismo, como os que compõem a equipe da GoMaq.


Entre as diversas vantagens de se contar com os projetos complementares em seu empreendimento, estão:


- Reduzem os risco de ocorrerem erros ou imprevistos durante a construção;

- Os engenheiros especialistas, através de sua experiência, podem dar ideias e acrescentar detalhes que serão verdadeiros diferenciais na obra;

- Aumentam o controle gerencial sobre os processos de execução;

- Proporcionam tomadas de decisões mais eficientes e exatas;

- Evitam que o empreendimento tenha prejuízos não prevenidos depois de concluído.


Conheça os tipos de projetos complementares que podem ser usados em uma edificação.


Projeto Estrutural


Esse tipo de projeto é extremamente importante. Através dele, o engenheiro designado pensa e dimensiona as estruturas metálicas, de concreto armado, de madeira, pré-moldados de concreto, fundações e arrimos, vigas e pilares, estruturas que são responsáveis por sustentar sua construção e, por isso, devem ser elaboradas através de cálculos exatos.


Projeto Elétrico


O projeto elétrico é desenvolvido por um engenheiro eletricista e dimensiona sistemas de energia, circuitos, pontos elétricos, cargas, instalações elétricas, fiação, potências, correntes, aterramentos, quadros de distribuição, tipos de disjuntores e cabeamentos ideias para cada obra. Esse projeto garante que a eletricidade funcione normalmente e evita, por exemplo, que hajam quedas de energia quando eletrodomésticos forem ligados ao mesmo tempo.


Projeto Hidráulico

Esse projeto trata da instalação de sistema hidráulicos em geral, como sistemas de aquecimento de água, distribuição de água pela obra, tanques sépticos, reservatórios, captação de água pluvial, abastecimento, instalações hidro-sanitárias, esgotos, pressurização de água, sistemas de gás.


Projeto de Segurança contra incêndios


Pensa na instalação de extintores, detector de gás e calor por alarme, hidrantes, portas corta-fogo.


Projeto de Climatização


Engloba as questões relacionadas às temperaturas dos locais, como colocação de aquecedores, pisos aquecidos, ar-condicionado, calefação.


Projeto de Automação


Desenvolve sistemas de iluminação, controle de equipamentos, telecomunicações, entretenimento, temperatura ambiente


Projeto de Luminotécnica


Pensa questões como iluminação especial, localização, distribuição, quantidade de potência, tipos de lâmpadas e luminárias a serem usadas..


Projeto de Telefonia e Lógica

Elabora a instalação correta de interfone, internet, TV a cabo, redes, terminais, telefone.


Projeto de Segurança


Analisa as melhores formas e instalação de sistemas de alarmes, câmeras, cerca elétrica e sensores, destinados à segurança dos moradores. Todos esses projetos são pensado juntamente com o projeto de arquitetura para adicionar à uma obra tudo que ela precisa para funcionar perfeitamente e atender aos requisitos para os quais ela foi construída.


Por isso, para que tudo funcione corretamente e com efetividade, é preciso que os projetos complementares sejam todos desenvolvidos, analisados e e acompanhados por engenheiros que possuem conhecimento em cada área e trabalham com profissionalismo.


Entre em contato com a GoMaq e encontre o profissional para desenvolver os projetos complementares de sua obra!


Fontes:

Engefast

Instacasa

Basejr