Demolição com segurança

A demolição é um procedimento complexo e que possui muitos riscos, por isso, deve ser feito com cautela, planejamento e com o máximo de segurança possível.


Os procedimentos corretos para a segurança da demolição estão registrados na Portaria 3.214 – NR18. Os riscos podem ser divididos de duas formas: existem aqueles que estão presentes em qualquer construção, como vibração, ruído, poeira, corte, batidas, esmagamentos, queda em altura, etc. E existem os riscos presentes em obras de demolição, sendo eles desmoronamento, contaminações, eletrocussão e soterramentos.


Veja algumas medidas de segurança que devem ser adotadas para que a demolição seja realizada em segurança.

Análise e planejamento


A primeira coisa a se fazer no processo de demolição é estudar e analisar minuciosamente o local, para realizar um planejamento eficiente e desenvolver o projeto de demolição, que, segundo a NR 18.5.3, deve ser acompanhada, programada e dirigida por um profissional legalmente habilitado.


Lembrando que é essencial solicitar o Alvará de Execução de Demolição junto à prefeitura do município, já que o mesmo é obrigatório.


Construções próximas


As construções próximas ao local de demolição devem ser analisadas, de forma prévia, para que não sejam atingidas ou tenham suas estruturas prejudicadas durante a demolição.


Atenção ao aos equipamentos de proteção


Além dos EPIs, que são capacetes, máscaras de proteção, protetores auriculares, luvas de borracha e de proteção mecânica, também deve-se ter atenção aos equipamentos de comunicação, como os rádios, por exemplo, e também às ferramentas que serão usadas na demolição, verificar se estão funcionamento corretamente e se possuem defeitos.


A importância da sinalização


O espaço de obra precisa ser sinalizado, para evitar que qualquer pessoa desatenta passe pelo local no momento da demolição. Além disso, é preciso evitar a presença de pessoas que não trabalham na equipe responsável antes, durante e depois do processo de demolição.


Desligamento de operações


Essencial que os serviços de fornecimento de energia elétrica, água, substâncias tóxicas, canalizações de esgoto e de escoamento sejam desligadas, protegidas, isoladas ou retiradas.


Fonte: Terra Brasil Terraplanagem