A esmerilhadeira e a lixadeira são duas ferramentas muito utilizadas nas construções, e possuem funções parecidas, entretanto têm diferenças entre si.
Veja quais são elas abaixo.
A lixadeira possui um número menor de rotação em relação à esmerilhadeira, tendo aproximadamente 5.500 rpm de rotação por minuto. A lixadeira é utilizada para as funções de lixar, fazer o acabamento e realizar a preparação de superfícies de matéria tais como a madeira, o metal, plásticos, fibras, etc.
Alguns tipos de lixadeiras são: excêntrica, roto orbital, angular, de cinta e orbital.
A esmerilhadeira possui um número de rotação maior, podendo atingir até 11.500 rpm de rotação por minuto. Essa ferramenta, como é o caso da lixadeira, não faz uso de lixas.
Por ter uma rotação muito alta, a sua força centrífuga cresce e a capa ou o disco podem quebrar e causar graves acidentes.
As principais funções da esmerilhadeira são: lixar e dar acabamento em peças de aço; desbaste, que cria um corte limpo e com acabamento. Sempre se lembrar que a esmerilhadeira deve ser usada com EPIs como luvas e avental de raspa, camisa de manga longa, máscara de proteção facial e óculos de proteção.
Fonte: Sempre Verdes
Comments