top of page

NR-12: Segurança no trabalho em máquinas e equipamentos

A norma regulamentadora NR-12 determina que é de responsabilidade do empregador adotar medidas de proteção para o uso seguro de máquinas e equipamentos.


Os objetivos da NR-12 são garantir a segurança do trabalhador, o uso de máquinas e equipamentos intrinsecamente seguros, contribuir para a melhoria das condições de trabalho em prensa e similares, injetoras, máquinas e equipamentos de uso geral.

Medidas de proteção coletiva


Essas medidas dizem respeito à implantação de proteções físicas fixas nas áreas de risco, como o enclausuramento de sistemas de transmissão por correias e polias.

Também é possível citar o exemplo do circuito de parada de emergência.


Importante saber que cada tipo de máquina ou sistema de operação tem uma forma de proteção coletiva. A implantação necessita de uma análise prévia.


Medidas de proteção individual


As medidas de proteção individual têm de ser aplicadas durante a jornada de trabalho, com o uso de equipamentos, determinados EPIs, regulando o tempo de exposição dos colaboradores a fatores de riscos.


Os itens relacionados à essas medidas estão determinados no Programa Prevenção a Riscos Ambientais (PPRA), citados pela NR-9, e no Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), definido pela NR-7.


Medidas administrativas


Essas medidas estabelecem que os funcionários devem ser treinados para que os sistemas de segurança e ações de proteção funcionem corretamente.


Importante saber que esses treinamentos devem ser periódicos e devidamente documentados, registrando os procedimentos internos e riscos das atividades.


A empresa responsável deve, inclusive, adotar uma política de manutenção preventiva de seus equipamentos, reduzindo a probabilidade de falhas técnicas.


Fonte: Sienge

Posts recentes

Ver tudo

Dicas preciosas para a qualidade da obra

A qualidade na construção civil é algo extremamente essencial, já que uma obra de qualidade tem segurança, eficiência, e oferece ao cliente mais do que ele pediu, conquistando sua confiança para futur

Segurança na construção é essencial

A segurança na construção civil é essencial para evitar acidentes e proteger os funcionários no canteiro de obras. Em 2021, foi registrado crescimento de 30% em óbitos e acidentes de trabalho em nosso

A importância do andaime na obra

Os andaimes representam estruturas provisórias que auxiliam os trabalhadores no acesso a áreas mais altas e funcionam como plataformas para facilitar a circulação da equipe e para dar mais eficiência

bottom of page