A gestão de obras é fundamental para garantir o sucesso dos projetos enquanto são executados e para que sejam concluídos com êxito.
Essa gestão deve começar antes mesmo da obra ser executada no canteiro, e, através dela, busca-se garantir que tudo saia como planejado, sem abrir mão da qualidade, cumprindo com o prazo estabelecido e com o orçamento disponível.
Por esses motivos, a gestão de obras é essencial para qualquer construção, já que é capaz de prever e impedir que erros aconteçam e atrasem a obra ou prejudiquem o resultado final, oferecendo melhores soluções e evitando maiores prejuízos. Além disso, devido ao fato de que muitos profissionais são envolvidos em uma construção, sem uma liderança que é capaz de manter a organização, é muito difícil da obra ser bem-sucedida.
Conheça mais sobre o papel da gestão de obras na construção civil logo abaixo.
Como funciona uma gestão de obras?
No geral, a gestão de obras representa a administração dos diferentes elementos que compõem um empreendimento, ou seja, a administração que se aplica desde aos trabalhadores até aos recursos e materiais disponibilizados.
Sendo assim, o gestor de obras, como é denominado, deve utilizar de estratégias e técnicas que levem a equipe a atender as datas e metas estabelecidas.
O que faz o gestor de obras?
É muito importante que o gestor de obras tenha experiência e capacitação para gerir um projeto, já que ele enfrenta diversos desafios para entregar a obra no tempo correto.
Entre as obrigações do gestor, estão:
- Elaborar um planejamento para o desenvolvimento do projeto;
- manter relações com cliente, fornecedores, arquitetos, funcionários e construtora;
- atentar-se à segurança do trabalho;
- contratar e treinar trabalhadores;
- definir as responsabilidades de cada um;
- garantir o cumprimento de orçamento e cronograma;
- escolher os materiais e acabamento a serem utilizados, acompanhando o uso para evitar desperdícios;
- supervisionar os profissionais envolvidos na obra;
- manter o foco no bom resultado.
Quais as vantagens da gestão de obras na construção civil?
Até aqui já deu para compreender como a gestão de obras é essencial para o sucesso na execução de um empreendimento. Veja também as vantagens que a gestão de obra proporciona;
A produtividade é um dos principais pontos conferidos através de uma gestão eficiente. A produtividade provém da qualidade na organização e na execução, e ela contribui para a entrega da obra no tempo correto.
Uma boa gestão também é capaz de promover a redução de custos em uma construção, já que ela é capaz de evitar erros e refações, equívocos que exigem um gasto a mais no orçamento.
Além disso, quando um gestor faz um bom planejamento e supervisiona o uso corretamente, ele também garante que o uso da quantidade de materiais previamente delimitada seja suficiente, não extrapolando gastos e gerando economia financeira.
Um outro ponto não menos importante é a garantia da qualidade da obra, que também entra como responsabilidade do gestor. A falta de gestão ou um mau planejamento, por exemplo, podem levar a atrasos e, buscando acelerar a obra, faz com os processos sejam executados às pressas, o que prejudica e muito a qualidade da construção.
Com um gestor responsável e experiente, é possível desenvolver um planejamento que caminhe de acordo com a produtividade da equipe, dos materiais e tempo disponíveis, garantindo a qualidade do empreendimento.
Por isso, se você for realizar a construção de um empreendimento, antes de começar a execução, deve contratar um gestor de obras, já que ele auxiliará até mesmo antes da obra começar. E lembre-se: um gestor capacitado, experiente e com conhecimento intenso do ramo de construção civil tem muito a acrescentar.
Caso tenha dúvida em relação a algum processo de construção, nós podemos te ajudar. Acesse a aba contato e converse com a nossa equipe!
Fontes:
Mais controle;
Viva Decora;
Totvs
Comments