O uso do vibrador durante a concretagem

O vibrador de concreto é instrumento essencial para a realização do processo chamado adensamento. O adensamento é uma técnica usada na construção civil, no momento da concretagem, para a edificação de vigas, alicerces, lajes, colunas, pavimentações.


Esse método compreende na movimentação do concreto para eliminar o ar, excesso de água e vazios que existem no interior da mistura de cimento, água e outros elementos, que formam o concreto. Com a eliminação de tudo isso, o concreto se torna mais compacto, adquire uma superfície mais lisa e estática.


O principal objetivo do adensamento é garantir mais resistência e durabilidade às estruturas construídas. Além disso, proporciona mais aderência e densidade ao concreto, reduz a variação de volume e também evita o aparecimento de rachaduras, situações muito importantes para que o resultado final de uma edificação seja satisfatório.


O vibrador é peça essencial para realização dessa técnica, e o equipamento é fabricado em diferentes tipos, que são usados em diferentes tipos de obra.

É muito importante contar com um especialista que conheça as especificidades que os diferentes tipo de vibradores possuem, pois a escolha correta do vibrador, pode evitar falhar na construção, tais como:


- Problemas de homogeneidade da massa


- Excesso de vibração, que causa a separação entre materiais sólidos e mais densos da mistura e os líquidos


- Vibração tardia, que veda a entrada da vibração na massa que vai formar o concreto e também acaba deixando furos e marcas que atrapalham a efetividade do concreto


- Vibração superficial, que dá diferentes densidades e níveis de resistência ao concreto.


Tipos de vibrador


Em geral, os dois tipos de vibradores mais tradicionais são os externos e os de imersão.


Os vibradores externos são utilizados na parte de fora da massa que formará o concreto, e fixado nas formas. Esse modelo é normalmente usado na indústria de pré-moldados, pelo fato de possuir mobilidade reduzida,


Já o vibrador de imersão é comumente utilizados em obras de médio e grande porte. Entre as construtoras brasileiras, esse é o tipo de vibrador mais usado. Ele é composto por uma fonte de energia, uma agulha vibrante e mangueira. Como podemos deduzir do próprio nome, o vibrador de imersão é inserido dentro da massa. Geralmente, seu raio de alcance é de, aproximadamente, 40 centímetros, e esse vibrador deve ser usado de forma perpendicular na massa.


Existem também outros tipos de vibradores, como é o caso dos vibradores de tipo carrinho, que deslizam para realizar o adensamento de lajes e são utilizados em indústrias de pré-fabricados e em canteiros de obras.


A Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) desenvolveu 8 recomendações para a utilização de vibradores de imersão: 1) Manuseie o vibrador com muita atenção, nunca de maneira displicente. 2) Siga o planejamento preestabelecido no que se refere às distâncias entre inserções do vibrador e o tempo de permanência. 3) Insira o vibrador lentamente na massa de concreto, de preferência pela ação do seu peso próprio, até o fundo da camada que se deseja vibrar. 4) O vibrador deve permanecer na posição adequada durante o tempo recomendado pelo planejamento. 5) A retirada do equipamento deve ser lenta e cuidadosa. Ao retirá-lo, é necessário observar se o furo causado por sua presença se fecha. Se isso não ocorrer, será preciso inserir o vibrador próximo ao furo até que a massa fique uniforme. 6) Jamais puxe o motor do conjunto vibrador pelo seu mangote. 7) Durante o trabalho, evite que o vibrador entre em contato com as paredes das formas ou ferragens já concretadas. 8) Após o término dos serviços, limpe completamente o equipamento, eliminando todos os resíduos de concreto.

Através desse post, percebemos que o vibrador é essencial pra que a sua obra tenha resistência e durabilidade. Se tiver com dúvidas em relação à utilização do vibrador ou a outros processos que compõem uma edificação, a equipe da GoMaq terá prazer em lhe ajudar.

Veja na aba Contato aqui do site e ligue ou envie-nos sua mensagem.

Fontes:

Aecweb

Loxam degraus

Ferramentas Kennedy

Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP)