Os tipos de lajes mais utilizados em construções residenciais e comerciais

As lajes mais utilizadas em construções residenciais e comerciais, no Brasil, são divididas em dois tipos, denominadas lajes pré-moldadas e moldadas in loco.


Basicamente, as lajes moldadas in loco são compostas por uma malha de vigas retas colocadas sobre fôrmas para, assim, serem preenchidas com concreto. Essas fôrmas podem ser planas, configurando-se, nesse caso, em uma laje maciça, ou podem ser de alvéolos, resultando em lajes nervuradas.


Já as lajes pré-moldadas, como o nome já demonstra, estão quase prontas, sendo montadas e finalizadas no momento da obra. Nesse tipo de laje normalmente é usada ferragem treliçada, com vigas triangulares, entre as quais são colocados diferentes materiais, que variam de acordo com a necessidade de cada construção.


Conheça abaixo as lajes que compões esse tipo e em quais obras comerciais e residenciais são mais utilizadas.

Laje maciça


A laje maciça é um modelo de laje muito tradicional e o mais usado no Brasil. Essa estrutura é moldada na construção e constituída por uma malha de vigas de aço preenchidas com concreto. Depois, é colocada sobre fôrmas ou compensado de madeira.


As lajes maciças podem ser desenvolvidas em qualquer região, pois não dependem de materiais específicos para sua execução. As lajes maciças atingem diferentes formatos, como lajes em L, contorno curvo, balanços, e, por serem muito versáteis, são usadas em diferentes tipos de construções, estanho entre elas as casas e prédios comerciais e residenciais.


Por exigir uso de grandes quantidades de concreto, esse tipo de laje forma uma estrutura pesada, e por isso não é indicada para vencer vãos maiores ou em projetos que desejam economizar na produção.


Nesses casos, a laje nervurada costuma ser mais utilizada.


Laje nervurada


A laje nervurada, assim como a maciça, também são moldadas no local da obra, entretanto, as nervuradas são feitas com fôrmas com nervuras por onde são passada vigas de aço. Essa laje adquire um visual alveolar, e sua execução tem uma economia de materiais, como concreto e aço, em relação à laje maciça.


Além disso, justamente pela redução na utilização de materiais, existe também uma diminuição no peso da estrutura, e, com isso, a laje nervurada é capaz de vencer grandes vãos, sendo muito utilizada na execução de obras que precisam suportar grandes cargas, como, por exemplo, estacionamento de shopping localizados em subsolo.


Entretanto, a laje nervurada tem sido adaptada à diferentes construções, e, dessa maneira, também são utilizadas em obras comerciais e residenciais de grande porte e até a outros projetos artísticos e de entretenimento, como grandes, galerias de arte e museus.


Lajes treliçadas

As lajes treliçadas podem ser executadas com dois materiais diferentes, a cerâmica e o isopor.


Nas lajes treliçadas com cerâmica são colocadas lajotas de cerâmica entre as vigas da estrutura. Depois, ela é coberta de concreto.


Esse modelo é capaz de vencer vãos pequenos e possui um custo reduzido. Por isso, é muito utilizada em obras mais simples, como residências pequenas, e proporcionam economia ao cliente. É importante ter muito cuidado com o manuseio das lajotas na obra, já que esse material tem baixa resistência e pode quebrar com impactos, seja durante seu transporte ou no uso na execução da obra.


A laje treliçada com isopor possui a mesma dinâmica da treliçada com cerâmica. Nesse modelo, as treliças são preenchidas com concreto, e no espaço entre as mesmas são inseridos blocos de isopor, também denominados blocos de EPS.


Devido à sua estrutura leve, a laje treliçada com isopor é fácil de ser manuseada. Além disso, o isopor é um ótimo material para quem deseja um projeto isolamento térmico e acústico, e também facilita a passagem de tubos e instalações elétricas.


A laje treliçada com isopor é indicada para uso em pequenas residências e prédios de pequeno porte.



O uso dos modelos de laje varia de acordo com as necessidades de cada obra. Por isso, é importante a atuação de um engenheiro especializado, capaz de recomendar o melhor modelo para cada projeto. A equipe de engenheiro da GoMaq pode indicar o uso dos melhores materiais para sua construção.


Acesse a aba Contato aqui em nosso site e entre em contato conosco.


Fontes:

Atex do Brasil

QiSuporte